UM POUCO SOBRE NÓS

ACOLHIMENTO

Desde o dia 1 de maio de 2008 (mas a sua origem remonta a janeiro de 1997 ao grupo católico da então APHM - Associação Portuguesa de Homossexualidade Masculina) que a RUMOS NOVOS - Católicas e Católicos LGBTQIA+ (Portugal) reúne pessoas LGBTQIA+, suas famílias e amigos, que encontram na Rumos Novos uma amizade, um lugar de partilha e de reflexão, um acompanhamento.


 

FALAR LIBERTA! JÁ NÃO ESTAMOS SÓS!

 Associação Rumos Novos - Católicas e Católicos LGBTQIA+ é uma comunidade de fé formada por católicas e católicos LGBTQIA+, de todas as idades, suas famílias e amigos que fraternalmente está a lançar um novo olhar à Igreja Católica, reclamando a sua pertença ao Corpo de Cristo e à Sua Igreja, descobrindo e trabalhando empenhadamente para um novo espírito de abertura ao nível dessa mesma Igreja.

A todos os irmãos de fé, independentemente da sua orientação sexual, deixamos também uma palavra de alento, para que sejais uma luz na escuridão do mundo e quando a Igreja vive na escuridão do mundo, sejais uma luz na escuridão da Igreja.

Às católicas e católicos LGBTQIA+, seus familiares e amigos que se aproximam desta nossa comunidade, podemos dar-lhes um testemunho de fé, no meio de uma realidade social e eclesial que nem sempre é compreensiva para com a nossa experiência. Acreditamos que o conhecimento e a abertura de mentes e corações, nos ajude a estabelecer pontes de diálogo construtivo e a sermos testemunhos do Evangelho da felicidade, no meio de tantos que são vítimas da marginalização, na fé que professamos.

Aos irmãos dos grupos e associações LGBTQIA+ não confessionais, oferecemos uma visão integradora da mensagem cristã, na sua realidade LGBTQIA+. Esperamos poder ser um instrumento útil, que ajude a limar desencontros e suspeições entre a mensagem libertadora do Evangelho e a nossa própria vivência.

A todos oferecemos um lugar de encontro; um espaço de partilha, de diálogo, de anúncio, mas também de denúncia. Neste nosso espaço on-line encontrarão documentos, reflexões, vivências, propostas de atividades, notícias, que nos dão a todos um lugar de encontro, de pertença e de tolerância.

Por detrás deste espaço e da «RUMOS NOVOS» encontram-se pessoas concretas, com uma história de amor e também de sofrimento; de esperança e desapontamento; de militância LGBTQIA+ católica e cristã. São rostos concretos, histórias importantes. Corações generosos e vontade intrépida para construir um mundo melhor, onde seja autêntico o respeito pela dignidade das pessoas, independentemente da sua realidade pessoal.

A todos e todas oferecemos um lugar de encontro; um espaço de partilha, de diálogo, de anúncio, mas também de denúncia. Neste nosso espaço onlineencontrarão documentos, reflexões, vivências, propostas de atividades, notícias, que nos dão a todos e todas um lugar de encontro, de pertença e de tolerância.

Na RUMOS NOVOS estamos disponíveis para receber, com toda a discrição as pessoas LGBTQIA+ em busca de um lugar de diálogo, de uma escuta espiritual (sem julgamentos), de propostas de leitura, de ajuda ao discernimento, ou de uma comunidade com a qual caminhar sob o olhar de Cristo redentor.

VIVER ABERTAMENTE COMO CRISTÃO NA IGREJA

Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nos abençoe, nos dê a energia para todos, membros da Igreja de Cristo, realizarmos o trabalho que nos foi por Ele pedido, pois todas e todos somos convidados a participar dessa Igreja já que Jesus nunca excluiu ninguém e todas e todos estamos no caminho da conversão!

Na RUMOS NOVOS temos sempre presentes as palavras do Papa Francisco na exortação apostólica Amoris Laetitia: «Acolher, Acompanhar, Discernir e Integrar».

DATAS MARCANTES DA NOSSA HISTÓRIA

1997

Janeiro. Nascia em Évora o grupo católico da APHM (Associação Portuguesa de Homossexualidade Masculina), denominado Rumos Novos - Grupo Homossexual Católico.

2008

1 de maio. Encontram-se em Évora os elementos que iriam estar na génese formal da Rumos Novos: José Leote, Ricardo, Nuno e o Eduardo. Aqui partilham vivências e definem as linhas orientadoras para a comunidade.

2008

10 de junho. A Rumos Novos torna público o seu manifesto «À Igreja Católica Portuguesa e aos Grupos e Associações LGBT».

2008

27 e 28 de setembro. Numa organização da Rumos Novos, pessoas cristãs LGBT de Portugal e Espanha reúnem-se em Évora, no I Encontro Ibérico de Grupos Homossexuais Cristãos.

2008

8 de novembro. Entra em funcionamento o Blog da comunidade, procurando chamar à participação todos os irmãos, de modo a que estes sejam mais interventivos em termos da associação.

2008

16 de novembro. É aberta a participação do Rumos Novos no YouTube, através da criação oficial do nosso canal vídeo.

2009

30 de maio. Com a presença de 16 elementos provenientes de vários pontos do país, reunimo-nos, em Fátima, em Conselho Nacional, que definiu as linhas orientadoras da comunidade até ao final de 2009 e delineou perspetivas para 2010

2009

16 de dezembro. Conferência "Orientação Sexual e Ética". Orador convidado Pe. Dr. Nilo Ribeiro.

2010

29 de julho. Organizámos a conferência "A Igreja e os Homossexuais" que teve como rrador convidado o Pe. Luís Corrêa Lima, SJ.

2011

11 a 13 de março. Quatro elementos da comunidade, entre os quais o coordenador nacional, participaram, como convidados, no III ENCUENTRO ESTATAL DE ASUNTOS RELIGIOSOS, da FELGTB (FEDERACIÓN ESTATAL DE LESBIANAS, GAYS, TRANSEXUALES Y BISEXUALES), que se realizou em Chipiona, Cádis (Espanha).

2014

21 de março. Coorganizámos, com a AMPLOS, a conferência “Cristianismo e Homossexualidade”

2014

6 a 8 de outubro. Organizámos, em Portimão, o 1.º Congresso Mundial de Associações Homossexuais Católicas.

2015

27 de janeiro. Organizámos a conferência «Homoafetividade e Igreja Católica: Do Confessionário ao Banco da Igreja». Oradores convidados Pe. Prof. Dr. Nilo Ribeiro e Prof. Rafael Basso

2016

29 de setembro. O coordenador nacional é um dos oradores convidados da conferência «Diversidade Sexual, Religião e Violência», na Fundação Calouste Gulbenkian, numa organização do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

2017

10 a 12 de março. Cinco elementos estiveram presentes em Chipiona (Espanha) no IX Encontro de Cristãos do Sul.
2018

10 de setembro. A Rumos Novos torna-se na primeira e única organização portuguesa a subscrever a campanha PRO PAPA FRANCISCO, tendo por objetivo dar publicamente apoio a Sua Santidade num dos momentos mais difíceis do seu pontificado em que é atacado pelos setores mais conservadores da igreja.

2019

2 de abril. O coordenador nacional participou como orador convidado na conferência "Homossexualidade: dos mitos à (des)informação", na Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa.

2020

10 de abril. Participámos na conferência organizada pelos Caminheiro do Agrupamento 1054 do Corpo Nacional de Escutas denominada: Homossexualidade e Igreja Católica.

8 de maio. Participámos nas Conversas Coloridas do QueerIST "Catolicismo e Comunidade LGBTI+".

2022

CARTAZES DAS NOSSAS ATIVIDADES

2008

Image

2009

Image

2010

Image

2010

Image

2011

Image

2013

Image

2013

Image

2014

Image

2014

Image

2014

Image

2014

Image

2015

Image

2015

Image

2016

Image

2016

Image

2016

Image

2016

Image

2016

Image

2017

Image

2017

Image

2018

Image

2018

Image

2018

Image

2019

Image

2019

2021

Image

2021

Image

Deixa-nos um like!!!

Atividades

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31